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quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

0567 - Noções de Fiscalidade

Lei do Orçamento de Estado     

1-Calcule a importância relativa do IRS e do IRC no conjunto dos impostos directos.

Impostos directos – 20 800 000€
IRS – 12 800 000€
IRC – 8 000 000€
Importância relativa do IRS                    12 800 000 x 100 = 61,538 %
                                                                        20 800 000
Importância relativa do IRC                     8 000 000 x 100 = 38,461 %
                                                                       20 800 000     




2 – Calcule a importância relativa do IVA no conjunto dos impostos indirectos.
Impostos indirectos – 401 153 950€
IVA – 42 700 000€
Importância relativa do IVA                      42 700 000 x 100 = 10,644 %
                                                                         401 153 950

3 - Porque é que as Contribuições para a Segurança Social não são consideradas uma receita do Estado?
Não são consideradas uma receita do Estado, porque é uma contribuição especial que tem como objectivo o financiamento da segurança social, como por exemplo, pagamento de pensões, subsídios etc.


4 - Indique as taxas que proporcionam ao Estado maior receita.

As taxas que proporcionam ao Estado maior receita são as Quotas e comparticipações para a Caixa Geral de Aposentações, Imposto do jogo, Taxas de Justiça, Taxas de Registo Predial, Propinas e Taxas diversas.


segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

0567 - Noções de fiscalidade


Direito Fiscal

Direito financeiro é o conjunto das normas que regulam a actividade financeira do Estado.

Direito tributário é o conjunto de normas que regulam a actividade do Estado na Arrecadação das receitas coactivas.

Direito fiscal  é o conjunto de normas que regulam a actividade do Estado na arrecadação dos impostos.

São fontes do direito fiscal a lei, os regulamentos e os tratados e convenções internacionai
1 - Distinga direito financeiro de direito fiscal.
O direito financeiro engloba toda a actividade financeira do estado, quer sejam despesas ou receitas. O direito fiscal representa toda a actividade dos impostos e um conjunto de normas que regulam as relações que se estabelecem entre o Estado e os outros entes públicos, por um lado e os cidadãos por outro, por via do imposto. Essas normas regulam as várias fases do imposto: Incidência, lançamento, liquidação e cobrança.

2. Justifique o direito fiscal como um ramo de direito público.

O direito fiscal justifica-se como um ramo de direito publico sempre que o Estado intervém aplicando os impostos a todos os cidadãos. Esse imposto destina-se a fazer face a despesas relacionadas com a satisfação de necessidades colectivas, assim as normas do Direito Fiscal visam tutelar interesses da colectividade do direito público.

3. Identifique fontes do direito fiscal.
As fontes do direito fiscal são: A Lei, os regulamentos, o costume e os tratados e convenções internacionais.
http://octalberto.no.sapo.pt/fontes_de_direito_fiscal.htm

4. Refira-se ao papel dos cidadãos comuns na definição do direito fiscal, considerando o desenvolvimento da Web.
(SUGESTÃO: Veja a título de exemplo a petição do Correio da Manhã pela Criminalização do enriquecimento ilícito.  

Desenvolvimento da Web: é o termo utilizado para descrever o desenvolvimento de sítios, na Internet. Normalmente está associado a programação e marcação, configuração e trabalho realizado na retaguarda dos sítios, mas também pode ser usado para se referir ao projecto visual das páginas e ao desenvolvimento de um comércio electrónico.

O desenvolvimento da Web pode variar desde simples páginas estáticas a aplicações ricas, comércios electrónicos ou redes sociais.
O desenvolvimento da Web é um acesso que nós cidadãos usufruímos, que nos garante 90% de satisfação imediata. Este recurso está cada vez mais a ser utilizado pelas grandes empresas e por maior parte da população a nível Mundial.

O direito fiscal é um conjunto de regras que regulam a actividade do Estado, ou seja, tudo isto engloba o desenvolvimento da Web. O desenvolvimento da Web, quase nunca falha, o que pode falhar é o recurso Humano. Logo, os cidadãos cada vez mais, têm mais confiança nos serviços da Web que o Estado proporciona. 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_web

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

0567 - Noções de Fiscalidade

Actividade financeira

As exigências de satisfação das necessidades económicas de carácter público e de obtenção de meios indispensáveis à respectiva cobertura impõem ao Estado, e às outras entidades públicas, uma actividade económica com características próprias,  a actividade financeira.
Destinada a assegurar a satisfação das necessidades públicas,  a actividade financeira abrange a aquisição de meios económicos, o emprego desses meios e a coordenação dos meios obtidos e das utilidades a realizar.



1 - Descreva o impacto da actividade financeira do Estado sobre o seu quotidiano.
O impacto da actividade financeira do Estado no meu quotidiano reflecte-se nos impostos que pago diariamente, nomeadamente o IVA, sobre todos os bens que consumimos, todos os finais dos meses o IRS sobre o meu rendimento e eventualmente no final do ano com a apresentação da declaração do IRS, Imposto de circulação, etc. Contabilizando tudo é um grande impacto financeiro no meu orçamento.


2. Relacione a importância da 
Actividade financeira do Estado com:

a)  A perspectiva de funcionamento da economia: mais liberal ou mais intervencionista (Sugestão: EUA vs. UE);  
Uma economia liberal é uma economia mais praticada em países menos desenvolvidos onde não há um controlo da actividade económica, onde se defende a livre concorrência, a lei da oferta e procura para alcançar assim uma acumulação de capitais.
Uma economia mais intervencionista é uma economia mais controlada, praticada em países mais desenvolvidos e onde o Estado interfere com mais rigor. Na economia intervencionista o Estado tem também como base da sua intervenção o pagamento de subsídios aos cidadãos.

b) O nível de desenvolvimento dos países.

A consolidação do crescimento económico e a melhoria progressiva das condições dos países e o seu desenvolvimento, depende da actividade financeira do Estado, ao criar postos de trabalho combatendo assim a taxa de desemprego, investir e ajudar as empresas criando assim uma maior competitividade da economia do seu país, reduzindo despesas e evitar empréstimos á banca fazendo com que se tenha que pagar juros da divida pública, etc.


As Receitas Públicas são todos os recursos obtidos durante um dado período financeiro para a satisfação das despesas públicas a cargo de um ente público.
a)     As Receitas Patrimoniais: são as receitas obtidas pelo património estadual, têm uma importância reduzida.
b)    As Receitas Creditícias: são as que regulam do recurso ao crédito, maxime da contratação de empréstimos pelo Estado, no interior ou no exterior do País.
c)     Receitas Tributárias: são as receitas que provêm dos impostos.


                                                                                                                                                                           1 - Qual das categorias de receita tem maior importância no Orçamento?

A receita com maior importância no orçamento é a receita tributária, porque é uma receita que é obtida diariamente através dos impostos que todos os cidadãos pagam.

2 - Qual das categorias de receita transfere o ónus da dívida para as gerações vindouras?

A receita que vai transferir o ónus da divida para as gerações vindouras é a receita crediticía, porque é uma receita que é obtida através de empréstimos mas que no futuro converte-se numa divida pesada por causa dos juros que se têm de pagar.



3 - Qual das categorias de receita apresenta a desvantagem de apenas se apenas se poder realizar uma vez?

A receita que apresenta esta desvantagem é a receita patrimonial, porque é uma receita que se consegue obter uma só vez,por exemplo se o estado vender um terreno ou um edificio só o pode fazer uma vez, logo é uma receita esporádica e excepcional.




- Receitas coactivas: Impostos, Taxas, Multas, Coimas,... 
- Receitas voluntárias: Receitas patrimoniais

Taxas são receitas coactivas, provenientes do preço prestado pelo Estado ou outro ente público, pago por quem utiliza e procura determinados serviços e destinado a custear no todo ou em parte o serviço prestado, bem como a racionalizar a sua procura.

NOTA: Não confunda taxas com taxas de impostos, ou da própria taxa.... 

1 - Distinga imposto de taxa.

O Imposto é uma prestação patrimonial, obrigatória, de carácter definitivo e unilateral, estabelecida por lei, a favor de uma pessoa colectiva de direito público, para a realização de fins públicos, não constituíndo sanção de acto ilícito.
Taxa (LGT, art. 4º, nº.2) têm carácter bilateral, ou seja, pressupôem a contrapartida da prestação de um serviço prestado por um ente público.


2. Indique alguns exemplos de multas e de coimas.

A coima é uma sanção do foro contra-ordenacional e a multa (mais grave) é já uma sanção do foro criminal.
Por exemplo no código da estrada pode existir a coima e a multa. Por exemplo para quem pratica uma contra-ordenação denomina-se de coima. A coima constitui uma advertência a um qualquer cidadão pelo incumprimento de determinadas regras de carácter social, por exemplo; incorre no pagamento de uma coima um condutor que desrespeite os sinais rodoviarios.
A multa apresenta-se não como uma mera advertência a um qualquer cidadão pelo incumprimento de determinadas regras de carácter social, mas sim como expressão de um juízo de reprovação, por exemplo, à circulação perigosa de veículo rodoviário ou à condução com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l, condutas estas punidas com pena de prisão ou pena de multa.




segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Perspectiva Geral da Internet: História, Funcionamento, Serviços e Pesquisa


1. A escola só pode mesmo oferecer as competências básicas. as tecnologias mudam a uma velocidade tão acelerada que quem não aprender a aprender por si, mais tarde ou mais cedo, ficará ultrapassado. Comente.

 

Nos dias de hoje,  muitas escolas já trabalham com as novas tecnologias, os quadros interactivos (que deixam para trás os antigos quadros, nos quais utilizávamos o giz e o apagador), os computadores com acesso à Internet que facilitam muito o trabalho na aula entre outras. Mas nem tudo corre ás mil maravilhas, pois o ensinamento que a escola dá aos alunos é apenas o básico. Portanto é uma mais valia o aluno ter em sua posse um computador com acesso à Internet para puder usar quando e onde quiser,é importante também o aluno ter  vontade de aprender sempre mais, para não correr o risco de ficar ultrapassado e assim estar sempre actualizado com as mudanças destas novas tecnologias.

Sociedade do telemóvel


1 – Considera excessiva a expressão “ sociedade do telemóvel “? Justifique.
Não considero excessiva a expressão porque nos tempos que correm, os telemóveis já fazem parte das nossas vidas. Quantos de nós tem mais do que um telemóvel e quando por algum motivo nos esquecemos dele, parece que já nada nos corre bem.

2 – Será que o telemóvel promove o anulamento do diálogo directo, já que é mais fácil mandar uma mensagem ou falar via telemóvel? Discuta contextos diversificados.
Sim o telemóvel promove o anulamento do diálogo, porque hoje em dia utilizamos a mensagens escritas para tudo inclusive para assuntos importantes e que acabamos por nos “ esconder” através de uma mensagem escrita evitando o diálogo.
 3 – Estamos a assistir á construção de uma sociedade mais aberta ou mais fechada? Justifique.
Estamos a assistir a uma sociedade mais fechada, porque as pessoas centram-se mais no telemóvel e esquecem-se de conviver e dialogar com os outros.
4 – Comente os valores de Sónia no modo como efectuou o carregamento do telemóvel.
 Na minha opinião acho que a Sónia cumpriu com o acordo que lhe foi proposto por a pessoa que lhe carregou o telemóvel.

Proposta de Barak Obama sobre Tecnologia e Inovação

1 – Identifique a triologia de competência valorizada por Obama.
A triologia de competência valorizada por Obama é a importância da alfabetização tecnológica, assegurar que em todas as escolas públicas as crianças sejam dotadas com as necessárias competências em ciência, tecnologia e matemática.
2 – Relacione as competências tecnológicas com o crescimento económico.
Obama acredita que é preciso fortalecer a educação científica e matemática para ajudar a desenvolver uma qualificada força de trabalho e promover a inovação. Ele vai trabalhar para aumentar o número de diplomados em ciências e engenharia, incentivar os jovens a estudar matemática e ciência para obterem graduação, e trabalhar para aumentar a representação das minorias e das mulheres na ciência e na área da tecnologia. Assim as competências tecnológicas são importantes de serem desenvolvidas para o crescimento económico sendo indispensável ter uma mão-de-obra qualificada no pais para poder estar em constante crescimento económico, uma vez que não será preciso ir para o exterior encontrar trabalhadores qualificados para fazer o trabalho por nós.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Marshall McLuan

UC5 – Mass Media          



1 – Justifique as seguintes afirmações de Marshall McLuan:
-“As pessoas não costumam ler jornais. Elas passam por eles todas as manhãs como pelo banho quente”.
Hoje em dia as pessoas não têm paciência para ler os jornais, normalmente costumam ler os títulos dos jornais e depois constroem elas próprias as notícias, conversam umas com as outras sobre os títulos que leram.
- “ O futuro do livro é a sinopse”.
Os livros estão a entrar em desuso, as pessoas só lêem o resumo do livro, porque não têm paciência. Cada vez mais as preferências das pessoas é lerem em formato electrónico.
2 – Refira-se ao papel atribuído ao “consumidor final” nas duas tecnologias referidas.
O consumidor final ao comprar os jornais em grande maioria só lê os títulos porque na prática não tem tempo nem paciência para folhear um jornal inteiro, assim sendo quando pretende ter acesso ás noticias acede á Internet, até porque as noticias on-line estão sempre actualizadas.
Em relação aos livros já se torna um bocado diferente, apesar de também estarem a cair em desuso, o livro pode ser visto como uma recordação, um presente ou uma memória. Em termos de utilização é mais prático o uso de um livro em papel quer seja numa viagem, nos transportes públicos, na praia, etc.

3 – Desenhe o esquema que representa o seu ambiente personalizado de aprendizagem.


InternetWordExcel
PowerPointEmailEscola


4 – Critique o seu Ambiente Personalizado de Aprendizagem.
O meu ambiente personalizado de aprendizagem é muito básico. Utilizo principalmente a Internet onde pesquiso vários sites e blogs, por vezes troco informações com amigos e colegas de escola. Em escassas ocasiões pesquiso também em livros e jornais.